sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Com a mão na massa!

A conciliação entre dança e conteúdo não esteve claro no nosso entendimento, então pensamos em algo voltado para a música, já que com ela é possível despertar certo interesse dos alunos que em sua maioria são pré-adolescentes e adolescentes; e trabalhando desse forma podemos conseguir também atender a nossa proposta de fazer essa aproximação de conteúdo e de cultura para a realidade que eles vivem.


Na escola, todas as turmas têm dois horários vagos devido à ausência da disciplina de Educação Física. No projeto pode ser utilizando apenas um dos horários para que a escola possa desenvolver outras possíveis atividades no horário vago, como dança, por exemplo, que funcionou por alguns meses em projeto anterior. Com aulas alternadas das duas disciplinas, uma vez por semana será realizado o reforço escolar.


Na aula de Inglês o conteúdo deve ser explicado e reforçado através de música que pode ser indicada pelo aluno e se tiver algo relevante para a aprendizagem da matéria será trabalhada durante a aula. O vocabulário da música também deve ser discutido. Nas aulas de português o foco deve ser o de desenvolver a capacidade de interpretação através da música e de pequenos textos. A ideia central é está, mas dependendo da necessidade exigida as aulas poderão ser um pouco mais abrangentes, não perdendo com isso a característica inicial de dinamismo.

Um comentário:

  1. Gostei da reflexão que vocês estabeleceram entre a proposta inicial, a observação e os caminhos propostos para o andamento do projeto. É isso aí...
    abraços

    ResponderExcluir